sexta-feira, julho 11, 2008

"Sem Medo, Maria"





Sem Medo Maria, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, é o título da estreia literária da jornalista Fernanda Freitas.
Jorge Lacão assina a nota conclusiva de Sem Medo Maria, uma obra que revela e analisa dados estatísticos referentes ao cenário da violência doméstica em Portugal, dando voz a algumas das vítimas de tal crime, oriundas de todas as classes sociais e de todos os pontos do País, bem como representantes de todas as idades, incluindo adolescentes.
Segundo Fernanda Freitas - cuja preocupação social é sem dúvida abrangente, sendo igualmente ilustrada na qualidade de voluntária da Fundação do Gil em vários hospitais e de embaixadora da SOS Hepatites - «a primeira chapada é sempre sem querer. Mas repete-se. Geração após geração. De Maria em Maria».
Só entre 2000 e 2006 registaram-se em Portugal cerca de 110 mil ocorrências de violência doméstica, 86% das quais infligidas em representantes do sexo feminino. Dados aos quais Fernanda teve oportunidade, em ano e meio de pesquisa, de atribuir rostos.
Sem Medo Maria abarca ainda opiniões de especialistas e um útil guia de ajuda às vítimas com contactos nacionais, ao nível legal, social e psicológico.



FONTE: destak

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial